terça-feira, 16 de julho de 2013

mitologia hitita

Divindade sentada, fim do Império Hitita (século XIII a.C.).
A maioria das narrativas que incorporam a mitologia hitita estão perdidas, e os elementos que dão uma visão equilibrada da religião hitita faltam sobre tabulas recuperadas na capital hitita, Hattusa, e outros sítios hititas: "não existem escrituras canônicas, sem dissertações ou discursos teológicas, sem o auxílio à devoção privada". Alguns documentos religiosos faziam parte do corpo no qual os jovens escribas foram treinados, e sobreviveram, a maioria deles datam das últimas décadas antes da queima final dos locais. Os escribas da administração real, alguns de cujos arquivos sobrevivam, eram uma burocracia, organização e manutenção de responsabilidades reais em áreas que poderiam ser consideradas parte da religião nos tempos atuais: organização do templo, administração de culto, os relatórios de adivinhos, compõem o corpo principal dos textos sobreviventes. A compreensão da mitologia hitita depende da sobrevivência de leituras em esculturas de pedra, decifradas da iconologia representadas em pedras de vedação, interpretando os planos dos templos da terra: além disso, há algumas imagens de divindades, por muitas vezes os hititas adoravam seus deuses através de pedras Huwasi, que representam divindades e foram tratadas como objetos sagrados. Deuses eram muitas vezes representados em pé sobre as costas dos seus animais respectivos, ou podem ter sido identificáveis ​​em sua forma animal.Embora fortemente influenciada pela mitologia mesopotâmica, a religião dos hititas e dos luvitas continua a ter elementos claramente indo-europeus, como por exemplo Tarhunt, deus do trovão, e seu conflito com a serpente Illuyanka, que se assemelha, entre outras coisas, ao conflito entre Indra e a serpente Vrtra, na mitologia indo-ariana. Tarhunt tinha um filho, Telepinu, e uma filha, Inara - uma deusa protetora (dLAMMA) envolvida com o festival da primavera, Puruli. Ishara é a deusa do juramento. Kumarbi é o pai de Tarhunt, e seu papel na Canção de Kumarbi lembra o de Cronos na Teogonia, de Hesíodo. Ullikummi é um monstro de pedra, filho de Kumarbi, reminiscente do Tifão, de Hesíodo. O deus luvita do clima e do relâmpago, Pihassassa, pode ter sido a origem do Pégaso grego. Descrições de animais híbridos, como hipogrifos e quimeras, são típicas da arte anatólica do período. A cidade de Arinna, cuja localização ainda está por ser determinada com exatidão,1 era tida como provável centro de culto daquele povo, seguramente era o principal centro dedicado à principal deusa solar dos hititas, conhecida como dUTU URUArinna, "deusa do sol de Arinna". Os hititas veneravam seus deuses frequentemente através das pedras Huwasi, que representavam as divindades e eram tratadas como objetos sagrados.

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